A Festa de São Sebastião, celebrada anualmente em nossa cidade, é um momento de grande importância para a comunidade de Mulungu. Este ano, nossa celebração ganha um significado ainda mais especial, pois estamos completando 130 anos de caminhada paroquial. Uma jornada marcada por fé, vida e missão. Com o tema "Peregrinos da Esperança", refletimos sobre o legado de São Sebastião, que, como muitos santos, nos deixou um testemunho heroico de esperança, coragem e fidelidade à cruz de Cristo.
Em suas palavras, o Pároco Pe. Antônio Marcos Carolino dos Santos nos lembra que: "Na esperança e comunhão, somos peregrinos com São Sebastião". Esta frase nos inspira a continuar nossa caminhada como Igreja peregrina e militante, vivendo o evangelho e testemunhando Cristo em um mundo muitas vezes marcado por desafios e "uma cultura de morte". Mas, como cristãos, temos a convicção de que "a esperança não decepciona" (Rm 5,5), e é nela que nos sustentamos, mesmo sem saber o que o amanhã nos reserva.
A esperança no coração de cada pessoa marca o desejo de buscar o bem, com fé e confiança em um futuro melhor, pois "a esperança nasce do amor e funda-se no amor que brota do Coração de Jesus trespassado na Cruz" (Spes non confundit, n.3). "A esperança cristã não engana nem desilude, porque está fundada na certeza de que nada e ninguém poderá jamais nos separar do amor divino" (Spes non confundit, n.3). Estas palavras ecoam em nossos corações, lembrando-nos de que a esperança não é algo vago, mas uma força viva, que nos liga a Cristo e à Sua promessa de amor eterno.
Neste Ano Jubilar, celebramos mais uma edição da Festa de São Sebastião, não apenas para comemorar nossa história, mas também para fortalecer nossa comunhão com Cristo, presente no Santo Mistério Eucarístico e em Sua palavra proclamada. Como povo de Deus, "nos propomos a seguir em marcha rumo à Jerusalém do alto, nossa Igreja gloriosa, que é a habitação de todos os santos". Com isso, reafirmamos nosso compromisso de viver a fé com a mesma coragem e fidelidade que São Sebastião nos ensinou.
Convidamos toda a comunidade de Mulungu e todos os devotos de São Sebastião a se unirem a nós de 10 a 20 de janeiro para vivermos juntos mais um ano de celebração, fé e esperança. Durante esses dias, teremos missa, procissões, apresentações culturais e muita confraternização, reafirmando o nosso compromisso com a fé, com a vida em comunidade e com os ensinamentos de Cristo.
Que neste jubileu, a festa de nosso padroeiro nos inspire a viver com mais esperança, comprometidos com o amor e a fidelidade à cruz de Cristo. "Que São Sebastião nos inspire nessa fidelidade à Cruz de Cristo, que é necessária condição para sermos seus seguidores."
São Sebastião, rogai por nós!
Foto: Pascom